Roupa Perfeitinha!

Passos a seguir para uma lavagem de roupa perfeita:


1. Classificar a roupa:
Separar as peças segundo o grau de sujidade: roupa com muitas manchas e roupa com poucas manchas. Lavar separadamente as peças brancas e de cores claras de peças de côr ou escuras.

2. Ler atentamente as etiquetas da roupa:
Para ver que temperatura máxima e que tipo de lavagem requer a peça (à mão, à máquina ou a seco).

3. Seleccionar o ciclo de lavagem e as temperaturas adequadas:
A temperatura, o ciclo de lavagem e a centrifugação variam de acordo com a composição das peças. Tecidos naturais: a lã, o linho ou a seda encolhem ao serem lavados a uma temperatura alta e deformam-se quando centrifugados ou estendidos de forma vertical. Tecidos artificiais e sintéticos: são altamente sensíveis ao calor, pelo que devem ser lavados em água morna e passados a ferro a uma temperatura baixa e do avesso. Calças de ganga: lavar sempre do avesso e não ultrapassar os 40º.

4. Dosificar correctamente o detergente:
O excesso de detergente estraga a roupa, prejudica o meio ambiente e, além disso, uma má dissolução do detergente pode provocar nódoas na roupa. Não se deve encher excessivamente a máquina de lavar: o excesso de carga pode fazer com que a roupa não fique devidamente lavada.

5. Secar a roupa:
A centrifugação e a exposição directa ao sol durante a secagem tendem a amarrotar as peças. Depois da lavagem à máquina, convém estender a roupa de imediato, visto que se ficar muito tempo na máquina de lavar poderá ficar com mau cheiro e humidade.

6. Passar a roupa a ferro:
Começar a passar a ferro com a temperatura mais baixa. Passar a roupa a ferro, quando estiver ligeiramente húmida ou do avesso, no caso de cores escuras.
Informação retirada da net

Sem comentários:

Enviar um comentário