MAIS UM PÃO DE LÓ...

Uma das receitas feitas no Natal...fica excelente muito fofo!
Retirado do Mundo Receitas Bimby

Ingredientes:

9 ovo, s
500 gr. açúcar
250 gr. de farinha tipo 55 sem fermento
1 colher de chá bem cheia de fermento tipo royal em pó

Preparação:

Ligue o forno a 180º.
Coloque a borboleta no copo e junte os ovos inteiros (clara + gema).
Adicione o açúcar e bata durante 9 min., temp.37º, vel. 3/4.
Enquanto unte um forma grandita (se tudo correr bem vai parecer a roda de um carro), com manteiga e polvilhe com farinha tipo 55 sem fermento.
Adicione a farinha e o fermento e mexa durante 20 segundos na velocidade 3/ 4. Se vir que há uns pozinhos de farinha por misturar, envolva no preparado com a espátula.
Deite o preparado na forma e leve ao forno a 180º durante cerca de 40 min..

Truques para sair melhor que os de compra: 
Nos primeiros 8 a 10 min. vá olhando para o forno, quando o topo do bolo atingir uma cor bonita (beje muito clarinho), tape com papel de alumínio sem abafar a forma; ou seja, coloque o papel de alumino a tapar a forma mas deixando espaço entre o papel de alumínio e o bordo superior da forma (tipo em equilíbrio, que até costuma ficar por si quando abrimos a porta do forno e colocamos o papel de alumínio meio à bruta).
Quando o bolo estiver mesmo a terminar a cozedura, ai pelo min. 37 ou 38, destape o pão de ló, que deverá estar com o volume mais do que dobrado, e deixe corar 3 ou 4 min.. Ficará com aquela camadinha de ovo estaladiça...
O segredo do pão de ló perfeito das nossas avós está, apenas e só, na farinha tipo 55 sem fermento, e na forma como coze em nossas casas. Não há hipermercado nem pastelaria de luxo que se lhe compare, quando bem feito... Usem ovos caseiros se puderem!
É surpreendente...




1 comentário: